sábado, 21 de agosto de 2010

Cruzeiro lembrará 100 anos do naufrágio do Titanic em 2012.

Meu Deus. Morri x.x'

Meu fanatismo por navios é algo realmente sobrenatural, mas o Titanic é simplesmente o apogeu de tudo relacionado a palácio flutuantes.

----- ~ -----

Eu amo navios e praticamente tudo relacionados a eles, desde os cargueiros, passando pelos cruzeiros e finalmente chegando aos transatlânticos. E saber que um belo navio de cruzeiro vai ser fretado para relembrar o naufrágio do maior transatlântico da história é algo mágico para mim.
É claro que eu tenho preferência por algumas classes de navios, afinal, como comparar um potentado transatlântico a um fétido navio de carga?
Mas o que me deixa impressionada com essas crianças de ferro são seus tamanhos colossais, as funcionalidades, os motores imensos e nos casos de navios de passageiros, o luxo.

Um navio como o Queen Mary 2 ou Oasis of the Seas são mais que simples conchas de ferro, e sim, verdadeiras cidades sobre o mar - no caso do Oasis é mais que verdade, já que ele possui uma "réplica" do Central Park em seu interior. Esses navios, por mais novos que sejam, tem história, tem "antepassados".
Até onde eu sei, o projeto do Queen Mary 2 foi baseado em uma falida idéia de construir um Titanic 2, e é o principal transatlântico da Cunard Line, empresa rival da velha White Star Line - dona dos navios da Classe Olympic, classe ao qual o Titanic pertencia. E saber que a atual dona do QM2 já competiu com o RMS Titanic, na década de 10, realmente me impressiona. Não sei porquê, mas me impressiona.

Portanto, os navios podem ter a mais avançada tecnologia, os motores e sistemas anti-colisões de última geração, mas eles sempre serão profundamente entrelaçados com o passado, com a "Época de Ouro dos navios" - a saber, a época antes dos aviões comerciais - e essa Época de Ouro não volta e também não era para todos, e sim para a pequena minoria que podia pagar por um bilhete de primeira classe. Os pobres, não são mais que meros coadjuvantes em tudo que essa Época significou.
Aqueles navios até a 2º Guerra Mundial foram mais que apenas pedaços de ferro flutuantes e sim toda uma era, toda uma história, toda uma geração.

Navios, sempre navios.
----- ~ -----

Cruzeiro lembrará 100 anos do naufrágio do Titanic em 2012.

O que eu não faria para estar nesse cruzeiro? Nem sei.
Essa notícia até mereceu um relance no Furo MTV dessa semana.

Quanto a Titanic, já perdi as contas de quantos filmes, documentários, entre outros já assisti sobre esse navio. Aquele filme que todo mundo conhece com o DiCaprio e a Winslet, não faço a menor idéia de quantas vezes assisti. Nunca, absolutamente nunca deixei de assistir o filme Titanic quando ele passava na TV para ver outra coisa. Não tenho contabilizado quanto dinheiro já gastei em livros, maquetes, DVD's, CD's, etc sobre a história do navio. Já não sei mais quanto tempo gastei passando horas na frente do computador pesquisando qualquer informação, qualquer dado, qualquer conhecimento sobre Titanic que me atraísse.
Livros sobre, todos lidos. Matérias sobre, todas lidas. Vídeos sobre, todos assistidos. Filmes sobre, todos vistos. E ainda sei muito pouco sobre a história desse navio. Sei muito menos sobre o que verdadeiramente é o mundo naval.

Tudo isso me fascina, mais do que eu possa descrever.

Um comentário:

Se for pra comentar seja inteligente, comente bem, respeite minha opinião, exponha a sua e não ofenda ninguém.